Os atendimentos de coma alcoólico no Posto de Atendimento a Saúde do Circuito do São João de Santo Antônio de Jesus diminuíram acentuadamente. Em entrevista ao Voz da Bahia, nesta segunda-feira (25), último dia da festa, uma das responsáveis pelo Posto, Jussara Galvão divulgou um breve balanço das ocorrências no local.
Segundo Jussara, a movimentação foi relativamente tranquilo e acima do esperado para a grande movimentação de pessoas. “O Módulo foi estruturado com sala de parada e unidade para queimados, foi uma movimentação esperada, dentro daquilo que tínhamos programado. O número de atendimentos, por uso de bebida alcoólica foi menor que no ano passado”, salienta.
Jussara pontuou que a secretaria de saúde contou com a parceria da assistência social e do Conselho Tutelar o que coibiu o uso indiscriminado de bebida alcoólica por menores, “o número de adolescentes atendidos no módulo foi abaixo do número atendido no ano passado. A média é de trinta menores e todos os dias da festa”, disse. Para a coordenadora, ações de monitoramento realizadas por órgãos responsáveis foram o ponto chave para que o número de crianças alcoolizadas ou em situação de risco diminuísse, “devido a quantidade de pessoas que circularam no local da festa, esperávamos um número maior de atendidos. Algumas suturas foram realizadas e pequenos curativos. Não foi um quantitativo alto em relação há anos anteriores. Tivemos um resultado muito bom com a parceria do SAMU que fez um treinamento com a nossa equipe na sala de parada, para que todos pudessem receber qualquer tipo de urgência”, apontou. Nenhuma ocorrência grave foi relatada por Jussara.
Reportagem e Foto: Voz da Bahia