Em entrevista ao radialista Tino Alves nesta quinta-feira (28), o delegado da ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) em Santo Antônio de Jesus, Luís Geraldo, comentou sobre problemas no sistema eletrônico responsável pela emissão de documentos animais, que interfere na falta de informações sobre o número de animais vacinados.
“Embora a campanha de vacinação esteja acontecendo de maneira normal, nós não estamos tendo como atender os criadores com a mesma presteza, pois nosso Sistema de integração Agropecuária (SIAPEC), não está funcionando. Por isto, estamos com dificuldade de emissão de guia de trânsito de animais e vegetais, não estamos conseguindo emitir o documento comprobatório de vacina. Com isto, não temos como ter o resultado do percentual vacinado”, declarou.
Provisoriamente, a comprovação está sendo realizada manualmente, através de carimbos, “não estamos conseguindo fazer nossa parte, mas pedimos aos criadores que continuem fazendo a parte deles, vacinando seus animais. Ficamos agradecidos e por enquanto, estamos fazendo um bloco com carimbo para servir de comprovante”, falou.
De acordo com Luís Geraldo, o problema persiste há um mês, “o resultado da campanha está prejudicado, pedimos desculpas as casas de vacina e produtos agropecuários que estão tendo dificuldade de lançar a vacina comercializada. Pedimos que cada um tenha um pouco de paciência, é a primeira vez que acontece isso durante o mês inteiro. A campanha termina dia 30 de novembro, e não tenho como verificar o percentual de animais vacinados”, finalizou.
Redação: Voz da Bahia