‘A verdade prevaleceu’, diz Moraes após EUA retirarem sanções da Lei Magnitsky

Ministro do STF afirma que decisão simboliza vitória institucional durante evento de lançamento do SBT News

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (12) que a “verdade prevaleceu” após o governo dos Estados Unidos revogar as sanções econômicas impostas contra ele com base na Lei Magnitsky. As medidas também atingiam sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes, e a empresa Lex – Instituto de Estudos Jurídicos, vinculada à família do magistrado.

A declaração foi feita durante o evento de lançamento do canal SBT News, em São Paulo, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, Moraes agradeceu a atuação da diplomacia brasileira e declarou que sempre acreditou na reversão das sanções, assim que as autoridades norte-americanas tivessem acesso a informações completas sobre o caso.

Segundo o ministro, a revogação das medidas representa uma vitória institucional. Ele ressaltou que o Judiciário brasileiro atua de forma independente e não se submete a pressões externas, destacando princípios como imparcialidade, coragem e respeito à soberania nacional.

As sanções haviam sido aplicadas em julho deste ano após articulações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se encontra nos Estados Unidos, em reação a decisões do STF envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar da repercussão política, as medidas tiveram impacto prático limitado, uma vez que Alexandre de Moraes não possui bens, contas bancárias ou atividades financeiras em território norte-americano.

google news
senac