A Adidas lançou, nesta semana, a sua coleção de trajes de banho ‘Pride 2023’. Entre as propostas, destaca-se uma nova linha de trajes de banho que é exibida em sua página por um modelo masculino.
Essa escolha parece não ter agradado a todos, principalmente porque o produto está inserido na categoria de roupas femininas, mas apresenta características que não são adequadas para o corpo feminino.
A nova linha, criada pelo designer sul-africano Rich Mnisi e chamada de ‘Let Love Be Your Legacy’, foi lançada em comemoração ao mês do Orgulho Gay e é descrita como “uma celebração da autoexpressão, da imaginação e da crença inabalável de que o amor une”, de acordo com o site da Adidas.
Nas redes sociais, a divulgação do traje de banho gerou certa indignação, com pessoas acreditando que as marcas estão indo longe demais e contribuindo para a apagamento das mulheres.
“Não entendo por que as empresas estão fazendo isso voluntariamente. Poderiam, pelo menos, dizer que o traje é ‘unissex’, mas não fizeram isso porque estão tentando apagar as mulheres. Já pararam para se perguntar por que raramente vemos isso acontecer no sentido oposto?”, compartilhou Riley Gaines, ex-nadadora e ativista dos direitos das mulheres.
Outra internauta admite que a Adidas possa querer agradar a uma lista mais ampla de clientes, mas defende que, ao fazer isso, o produto em questão deveria ser incluído em uma categoria “LGBT” em vez de ser comercializado como um traje de banho feminino. “Eu tenho seios, quadris, e não preciso de um volume extra de tecido em torno da minha virilha”, destaca a mulher, ressaltando o fato de que o traje de banho apresenta uma proeminência na área genital do modelo masculino.
O traje de banho não é a única peça de vestuário da nova coleção ‘Pride’ da Adidas que possui a etiqueta “Mulher”, mas é apresentada por modelos masculinos. Vestidos, camisetas, shorts e camisetas de futebol com a inscrição ‘Love Wins’ também fazem parte da coleção. (Fonte: Notícias ao Minuto)