A advogada e servidora municipal de Maragogipe (BA), Neila Maiana de Jesus Sales, continua em recuperação após sofrer uma tentativa de feminicídio no dia 27 de janeiro de 2025. Ela foi esfaqueada 17 vezes pelo ex-companheiro dentro de seu carro, na Rua São Bartolomeu, no centro da cidade.
Ferida gravemente, Neila conseguiu pedir socorro em um supermercado próximo, sendo atendida por populares e levada ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.
O agressor fugiu com o veículo da vítima, mas foi localizado e preso em Alagoinhas, a cerca de 150 km de distância, em uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Em uma publicação nas redes sociais, Neila compartilhou detalhes do trauma e agradeceu pelo apoio recebido. “Foram 17 perfurações com faca pelo meu corpo, frente a frente com o ódio de alguém que dizia que me amava”, desabafou. A advogada também relatou crises de ansiedade e dificuldades respiratórias devido a uma perfuração no pulmão.
Neila destacou a ironia de vivenciar uma violência que combate profissionalmente: “Senti na pele o que já viveu muitas mulheres das quais eu já ajudei com o meu trabalho.” Apesar da dor física e emocional, ela expressou gratidão pela sobrevivência. “Deus me deu uma nova oportunidade. Sou um milagre Dele.”
A OAB-BA e a OAB Cruz das Almas emitiram notas públicas reforçando a urgência no combate à violência de gênero. Neila permanece sob acompanhamento médico, sem previsão de alta, e agradeceu a equipe do SUS, além do apoio de familiares, amigos e da sociedade.