A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) divulgou nesta segunda-feira, 06, que está avaliando estudos clínicos sobre uma dose de reforço da vacina Pfizer/BioNTech. A dose seria aplicada 6 meses depois da 2ª dose em pessoas com 16 anos ou mais. Leia o comunicado (em inglês).
As farmacêuticas entregaram resultados de um estudo em que 300 adultos receberam a 3ª dose 6 meses depois da aplicação da 2ª. A agência disse que, após uma “avaliação acelerada”, vai responder “nas próximas semanas”.
A EMA declarou também que está estudando os dados sobre o uso de uma dose adicional de vacinas mRNA em pessoas com baixo sistema imunológico.
A Moderna enviou na sexta-feira, 03, pedido de aprovação para a dose de reforço de sua vacina. Tanto a Moderna quanto a Pfizer são baseadas em mRNA.
O ECDC (Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças) disse em 1º de setembro não considerar urgente a administração de uma 3ª dose de vacina anticovid na população geral. Israel, por exemplo, já começou a aplicar a dose de reforço em diferentes faixas etárias –como maiores de 12 anos.
Os EUA planejam começar em 20 de setembro. França e Alemanha, que também devem iniciar a aplicação neste mês, vão focar, em um 1º momento, no público de imunossuprimidos e idosos. (A Tarde)