Os canais de atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA apresentaram um crescimento de 536,49% no número de agendamentos on-line, entre os meses de abril e outubro deste ano, e somaram 26.320 registros. Houve 6.836 agendamentos no último mês (média diária de 220,51) e crescimento de 7,36% em relação a setembro. Os dados foram retirados do Sistema Integrado de Gestão de Atendimento da DPE/BA e tem como base as demandas originadas do aplicativo Defensoria Bahia e do site da Instituição.
No mês de setembro, houve 6.367 agendamentos on-line e uma média diária de 212,23 registros. O número representou um crescimento de 43,64% comparado ao mês de agosto, quando houve 4.440 agendamentos on-line e média diária de 143,22. Em termos percentuais, houve o maior crescimento da busca pelo serviço de maio para junho (73,21%), quando foram registrados, respectivamente, 1.605 e 2.781 registros. De abril para maio, também houve aumento expressivo (49,58%).
Gestor da Coordenação de Modernização e Informática – CMO da Defensoria Pública da Bahia, Thales Almeida ressaltou que o agendamento on-line ganhou destaque como alternativa ao atendimento presencial, especialmente após o início do trabalho remoto, em março deste ano, quando houve um crescimento significativo da busca pelo serviço.
“Fizemos melhorias tanto para os assistidos quanto para a Central de Relacionamento com o Cidadão, pois são eles que procedem com o agendamento para as unidades. Antes da pandemia, o agendamento funcionava somente para Salvador. Hoje, está disponível para todas as comarcas onde existe Defensoria. Mesmo com essa escalabilidade, o sistema não apresentou nenhum tipo de lentidão ou qualquer problema que dificultasse o acesso a ele”, explicou Thales Almeida.
O coordenador do CMO destacou, ainda, que há inovações a serem implementadas nos sistemas de agendamento on-line da DPE/BA, entre elas a utilização de inteligência artificial e medidas que ampliam a agilidade do atendimento. Além do aplicativo e do site da Instituição, o agendamento pode ser realizado pelos telefones do Disque Defensoria (129 e 0800 071 3121) e pelo Chatbot disponível no Facebook da DPE/BA.
Agendamento para atendimentos presenciais
Além de avaliar o crescimento da busca pelo serviço, via internet, como reflexo das melhorias implementadas pela DPE/BA para o cidadão, o defensor público geral, Rafson Ximenes, destacou a importância da realização do agendamento on-line para poder receber o atendimento presencial, retomado em todas as sedes da Defensoria na Bahia desde a última terça-feira, 3.
“A população pode realizar o agendamento pela internet, sem pegar fila, no site e no aplicativo Defensoria Bahia. São ferramentas que evitarão o gasto de transporte e tempo, além de o assistido chegar à Instituição já no momento do atendimento presencial. É importante lembrar que a ferramenta está à disposição e que, por estarmos em tempo de pandemia, as pessoas só devem se dirigir à Defensoria quando estiverem com a hora marcada”, aconselhou Rafson Ximenes.
Defensoria da Bahia