Um disparo de arma de fogo feito por uma agente da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador foi registrado na manhã desta segunda-feira (28) durante uma operação de fiscalização no aeroporto da capital baiana.
De acordo com informações da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), por volta das 10h, policiais que estavam na região ouviram barulhos de tiros e se deslocaram até o local. Testemunhas relataram que uma agente da Guarda disparou duas vezes na pista superior do aeroporto durante uma fiscalização de transporte irregular.
Segundo a PM, o motorista de uma van, identificado como Tiago, fugiu da abordagem, momento em que a agente efetuou disparos contra o veículo. A perseguição continuou na área externa do aeroporto, e toda a ação foi gravada tanto pelos agentes quanto pelo próprio motorista. Nos vídeos, Tiago entrega a documentação solicitada e afirma que seu transporte estaria regularizado, questionando o motivo da tentativa de remoção do veículo.
Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que realizava uma operação de combate ao transporte clandestino, com apoio da Guarda Civil Municipal. O órgão alegou que o motorista acelerou o veículo em direção a um dos agentes, colocando em risco sua integridade física, e que não apresentou documentos que comprovassem a regularidade do serviço. Diante da situação, os disparos foram realizados nos pneus da van para tentar impedir a fuga.
Apesar do acompanhamento, o motorista conseguiu escapar. O caso foi registrado na 12ª Delegacia Territorial (DT) para apuração.
O comandante da Guarda Civil Municipal, em entrevista à Rádio Sociedade, reforçou que o disparo foi feito no pneu com o objetivo de evitar que o veículo fosse retirado do local e destacou que a medida visava prevenir possíveis acidentes.