O vereador Alexandre Aleluia assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Salvador. A nova composição das comissões permanentes para a legislatura de 2026 foi publicada em edição extra do Diário Oficial nesta terça-feira (24).
Aleluia venceu uma disputa interna pelo comando do colegiado, que também tinha como postulante o vereador Paulo Magalhães Jr.. Nos bastidores, a articulação política contou com apoio de aliados e diálogo com vereadores da oposição, além da boa relação com o presidente da Casa, Carlos Muniz.
A CCJ é considerada uma das comissões mais estratégicas do Legislativo municipal, responsável por analisar a constitucionalidade e a legalidade dos projetos antes de seguirem para votação em plenário.
Também houve alteração na Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, que agora será presidida pelo vereador Rodrigo Amaral.
Até então, a CCJ era comandada pelo vereador Sidninho. Segundo relatos de bastidores, havia insatisfação entre parlamentares quanto à condução das reuniões, o que teria influenciado na mudança.





