Uma aluna de 16 anos foi morta em um ataque no Colégio Estadual Helena Kolody, em Cambé, no norte do Paraná, na manhã desta segunda-feira, 19. O atirador foi preso e encaminhado para Londrina (PR), cidade vizinha a Cambé. Ainda não há informações sobre a motivação do ataque.
Além da jovem assassinada, um outro jovem de 16 anos foi ferido na cabeça foi socorrido em estado grave. Inicialmente, foi informado que a segunda vítima era uma criança de 10 anos, mas a informação foi corrigida.
Os alunos atingidos foram identificados como Karoline Verri Alves e Luan Augusto. De acordo com a família, eles eram namorados.
Em nota, o Governo do Paraná afirma que o atirador entrou na escola alegando que solicitaria o seu histórico escolar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados para o local. O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias e lamentou o episódio.
Após os disparos, a polícia foi acionada e o atirador foi preso. Segundo a PM, foram apreendidos com o atirador uma machadinha, carregadores de revólver e a arma usada.
No Twitter, o presidente Lula (PT) lamentou mais um ataque em uma escola no Brasil. “Recebo com muita tristeza e indignação a notícia do ataque no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná. Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e a violência que não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade. É urgente construirmos juntos um caminho para a paz nas escolas. Meus sentimentos e preces para a família e comunidade escolar.” (ATarde)