Um professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), cidade a cerca de 100 km de Salvador, está sob investigação da Polícia Civil por suspeita de criar e divulgar na internet um vídeo com fotos de alunas usando biquíni.
De acordo com a delegada Edileuza Suely, que investiga o caso, ao menos 15 alunas já procuraram a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade para denunciar o suspeito.
As investigações começaram no dia 12 de dezembro. Segundo a delegada, além das vítimas, testemunhas também já foram ouvidas na delegacia. O suspeito será intimado nos próximos dias.
Conforme a delegada, em depoimento, as vítimas contaram que as fotos usadas pelo professor foram pegas nas redes sociais, sem autorização, e que elas estão constrangidas com o fato. No entanto, a delegada não informou de que forma o material é usado no vídeo.
“Ele entrou nas redes sociais delas, fez um apanhando de fotos onde elas estão tomando banho de piscina, com roupas de banho e, com essas imagens, ele montou um vídeo e passou a divulgar. Elas se sentiram ofendidas e, por isso, prestaram queixa”, contou a delegada.
Em nota, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) informou que “em casos de denúncia de assédio, após a devida formalização junto à Ouvidoria da Instituição, é feita a instauração imediata de mecanismos regimentalmente previstos para apuração dos fatos, responsabilização e punição a quem couber”. A instituição, no entanto, não detalhou se alguma dessas medidas já foi tomada neste caso. (G1)