Diretor da Agerba é multado pelo TCE-BA por irregularidades nas contas de 2023

Tribunal aponta falhas na fiscalização da concessionária do Ferry-Boat e cobra plano de ação para corrigir problemas na agência

Foto: Joá Souza/Gov-BA

O diretor-executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Carlos Henrique de Azevedo Martins, foi multado em R$ 3 mil pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), devido a irregularidades identificadas na prestação de contas referente ao exercício de 2023.

A decisão foi tomada durante sessão plenária realizada na última quinta-feira (29), quando as contas da Agerba foram aprovadas com ressalvas.

Entre os principais pontos destacados pelo tribunal estão a não aplicação de sanções à concessionária Internacional Travessias Salvador (ITS), responsável pelo sistema Ferry-Boat, no âmbito do Contrato 02/2014, e a ausência de arrecadação das multas aplicadas à empresa ao longo do ano passado.

O TCE-BA também apontou a ineficácia das medidas adotadas pela Agerba para corrigir falhas recorrentes e o descumprimento de prazos estabelecidos na Resolução TCE 16/2016. Diante disso, foi determinado que a atual gestão da agência elabore e apresente, no prazo de 120 dias, um plano de ação com medidas voltadas ao saneamento das irregularidades e ao fortalecimento da governança.

Recentemente, a Agerba anunciou o reajuste das tarifas do sistema Ferry-Boat na travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica. O novo valor passou a vigorar no dia 19 de maio, com aumento de 4,5% nos bilhetes.

Confira os novos valores:

  • Automóvel pequeno: R$ 62,50 (dias úteis) / R$ 88,50 (fins de semana e feriados)
  • Automóvel grande: R$ 79,80 (dias úteis) / R$ 112,80 (fins de semana e feriados)
  • Motocicleta: R$ 26,00 (dias úteis) / R$ 36,40 (fins de semana e feriados)
  • Passageiro normal: R$ 6,90 (dias úteis) / R$ 9,20 (fins de semana e feriados)
  • Tarifa social e estudantil: R$ 3,50 (dias úteis) / R$ 4,60 (fins de semana e feriados)

A Agerba informou que a tarifa estudantil é válida apenas em dias úteis e durante o período letivo. Crianças com até cinco anos de idade continuam isentas de pagamento.

google news
senac