Antonio Fagundes usou o seu prestígio e seu talento para fortalecer a campanha do novembro azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Em um esquete de humor do Porta dos Fundos, o ator brincou a sério: “Sim, eu já liberei o meu! Algumas vezes, inclusive. Até porque o homem precisa fazer isso com alguma frequência. Não é toda o dia, toda a semana… (risos). Mas já fiz algumas vezes”, disse, referindo-se ao exame de toque retal, que é o método mais eficaz para diagnosticar a doença.
“Colocar o c*zinho pra jogo é a melhor forma de se prevenir contra essa doença, que é responsável por 28% das mortes quando se trata de neoplasias malignas”, diz em um trecho do vídeo.
Aos 74 anos, Fagundes falou ainda, a respeito da importância do recado: “Eu acho que o acompanhamento médico é sempre muito importante. Não é à toa que a gente fala no vídeo que morre uma pessoa a cada 38 minutos dessa doença, por puro preconceito”.
Sobre a repercussão, ele disse: “Eu imaginei que iria viralizar, porque é uma coisa totalmente inusitada. Quem já me viu fora da televisão, em teatro, na internet ou no cinema, já me viu em personagens cômicos assim. Não é uma surpresa para essas pessoas. Mas quem só me conhece por novelas, eu sabia que seria no mínimo divertido”.
(Metro 1)