Anvisa atualiza composição de vacinas contra gripe para 2025

As atualizações seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que monitora as mutações dos vírus da gripe.

Foto: G1/Karol Vieira/Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta semana, as novas composições das vacinas contra influenza que serão utilizadas no Brasil em 2025. As atualizações seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que monitora as mutações dos vírus da gripe.

Anualmente, a Anvisa adapta as vacinas conforme as recomendações da OMS para o Hemisfério Sul, visando aumentar a eficácia da imunização e reduzir internações e mortes relacionadas à gripe.

Durante a 20ª Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada, Meiruze Freitas, diretora da Anvisa, destacou que a atualização regulatória é crucial para garantir a proteção da saúde pública e atender às necessidades regionais. As vacinas trivalente (três tipos de vírus), quadrivalente (quatro tipos) e aquelas sem proteína de ovo foram definidas para a próxima campanha.

Mudanças na Resolução da Anvisa

Pela primeira vez, a Anvisa atualizou a Resolução que regula a composição das vacinas sazonais, permitindo o uso de vacinas baseadas nas recomendações do Hemisfério Norte em caráter excepcional. Essa autorização se aplica tanto às vacinas do próximo ano quanto às que serão utilizadas nas campanhas do Ministério da Saúde, especialmente em regiões como o Norte, que possuem perfis epidemiológicos diferentes.

Meiruze Freitas enfatizou a importância de uma estratégia de vacinação adaptável, que considere as condições climáticas e epidemiológicas específicas de cada região. No Norte, o inverno amazônico, que ocorre de novembro a maio, aumenta a circulação de vírus respiratórios.

Campanha de Vacinação e Grupos de Risco

As vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são seguras e eficazes. Em 2023, a Campanha de Vacinação contra a Influenza priorizou grupos de risco, como idosos, gestantes e profissionais de saúde. A vacina não apenas protege contra a gripe, mas também ajuda a aliviar a pressão sobre o sistema de saúde, especialmente durante a co-circulação de doenças respiratórias como covid-19 e pneumonia.

Mais informações sobre as novas composições das vacinas podem ser acessadas no site da Anvisa.

google news