A influenciadora Isadora Farias foi “cancelada” após associar mau cheiro à pele negra em vídeo postado nas redes sociais. Na publicação, a blogueira, que acumula mais de 35 mil seguidores no Instagram, diz que possui sérios problemas de “cecê”, termo usado para falar sobre o odor causado pela junção de suor e bactérias na pele, e que precisava utilizar produtos para pele escura.
“Quem me segue há mais tempo sabe que eu tenho sério problema com ‘cecê’, eu tenho que passar desodorante bom. Inclusive às vezes eu compro de pele morena a negra porque o negócio aqui é punk”, disse.
O perfil Africanize, conta do Instagram de ativismo negro, se pronunciou sobre o caso. “Por qual motivo o cheiro de suor ainda é tão atribuído a população negra de forma tão peculiar?”, questionou.
“Quantas vezes já ouvimos de maneira pejorativa alguém dizendo, que pretos tem um ‘cheiro forte’, que o suor é específico, muito particular, trazendo até uma repulsa, e aí popularmente o termo acabou sendo atribuído ao significado ‘Cheiro de Crioulo ou Caatinga de Crioula’. Sempre fomos orientados a se preocupar com o cheiro, para não ser alvo de piadas pejorativas”, continuou em texto.
A dermatologista Katleen da Cruz Conceição esclareceu a questão do ponto de vista clínico, e explicou que “as glândulas apócrinas são maiores e em número maior na pele negra, além de produzirem maior quantidade de secreção (Hurley, Shelley, 1960). Isso não explica a diferença no odor, pois este depende da colonização bacteriana”, informou.
Por conta da repercussão do vídeo, a influencer decidiu pedir desculpas. “Antes de falar qualquer coisa eu quero pedir perdão, que é mais do que desculpas, pra todas as pessoas que se sentiram ofendidas com aquilo que eu falei. Eu não sou essa pessoa racista, eu amo os negros, eu amo todas as pessoas e trato as pessoas com igualdade”, disse.
“Quem me conhece sabe, quem me segue e me conhece pessoalmente sabe da minha conduta, do meu caráter, das minhas crenças e eu jamais falaria qualquer coisa de maneira racista ou para ofender qualquer que seja a pessoa (…) Eu tenho amigos negros, colegas de trabalho negros, convivo com pessoas negras e por isso quero deixar mais uma vez registrado as minhas sinceras desculpas por esse mal entendido”, completou. (varela)