Após dias de temperaturas elevadas e muito calor na maior parte do país, uma frente fria avança sobre o sul do Brasil, trazendo a queda dos termômetros e a volta da formação de nuvens sobre os estados. De acordo com o site Climatempo, a massa de ar quente e seco que atuou nos últimos dias e fez aparecer o calorão começa a perder força, no entanto, as temperaturas ainda ficam acima do normal para agosto em grande parte do país.
Conforme a previsão do tempo, um área de baixa pressão atmosférica ganha força entre o Brasil e o Paraguai e muitas nuvens carregadas se formam sobre o Paraná, em parte de Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina. A nebulosidade também aumenta do litoral de São Paulo para o Rio de Janeiro e também no sul de Minas e na Zona da Mata mineira.
Alertas
O Climatempo alerta para a possibilidade de chuva moderada a forte, com ventanias em grande parte do Sul e do Sudeste do país, assim como possíveis temporais no nordeste de Santa Catarina, no sudoeste/sul e leste do Paraná, no Vale do Ribeira (SP), no litoral sul paulista e na Baixada Santista (SP).
Na região de Lages (RS), já foram registrados três dias de uma onda de tempestades com granizo e vento destrutivo.
(Metrópole)