Na manhã desta segunda-feira (11/05), internautas nas redes sociais denunciaram o kit alimentação que começou a ser entregue pela prefeitura nas escolas da rede municipal de ensino de Santo Antônio de Jesus que estavam vencidos.
Sobre esse episódio da merenda vencida, o prefeito Rogério Andrade (PSD) na coletiva de imprensa que aconteceu nesta segunda-feira (11) no Centro Cultural em Santo Antônio de Jesus, explicou e disse que a secretária de educação, professora Cinthia Barreto lamentou profundamente esse fato, “ela me ligou extremamente preocupada e eu a tranquilizei, até por que eu conheço a responsabilidade da professora e a cidade também conhece. E foi separado, veja, nós estamos entregando nesta primeira etapa 40 toneladas de alimentos, 38 Kg que estava separado para ser descartado, justamente depois de uma profunda fiscalização quanto a validade desses produtos, então, encontrou-se 38 kg que a validade parece que vencia no dia 30 do mês 05, então a pessoa que arrumou a carga achou que aquele alimento poderia ser utilizado e colocou em cima do carro da distribuição, 38 kg apenas, estamos falando em 40 mil quilos estão sendo distribuídos nesta primeira etapa. Dos 40 mil quilos, 38 kg estavam com problema e de maneira que esses 38 kg já foi identificado e às famílias já foram orientadas a descarta esses 38 quilos. Eu lamento, a secretária lamenta também profundamente, mais eu tenho total confiança do trabalho da Secretária Cinthia que é uma pessoa extremamente responsável, comprometida, atuante, dedicada, então eu a tranquilizei quando ela me ligou, porque eu sei o alto nível de responsabilidade que ela tem”, expôs.
Sobre a entrega das merendas, o gestor garantiu que às entregas estão sendo realizadas, “evitando aglomerações, os pais estão sendo convidados a ir as escolas de acordo às turmas quando seus filhos são matriculados, nós estamos fazendo às entregas aos país para evitar qualquer tipo de aglomeração que é mais uma orientação, por sinal, que o município tem adotado contra a covid-19”, disse.
A ASSESSORIA DA PREFEITURA AINDA INFORMA:
Ficou constatado que no momento do carregamento de um dos caminhões, um produto que havia sido recolhido das escolas, justamente por estar com o vencimento próximo e que foi separado em um depósito anexo, foi colocado equivocadamente junto ao alimento novo e levado novamente para uma unidade escolar do município. O produto foi incluído em 38 kits distribuídos apenas nesta escola. Imediatamente, os pais e responsáveis foram orientados pela direção da referida unidade a evitar o consumo e estão sendo convocados para realizar a troca do produto.
Aproximadamente 40 toneladas de gêneros da merenda escolar estão sendo distribuídos para os quase 12 mil estudantes regularmente matriculados na Rede Municipal de Educação. A ação é parte do pacote de medidas para enfrentamento à pandemia de COVID-19.
Veja vídeo abaixo:
Reportagem Voz da Bahia