Sobre a matéria “MP-BA quer garantir atendimentos a estudantes deficientes em escolas estaduais”, a Secretaria da Educação do Estado esclarece que:
– Está contratando mais profissionais especializados para atuação na Educação Inclusiva, fortalecendo o atendimento a estes estudantes, inclusive em escolas destes municípios;
– A rede atende a 8.334 estudantes com necessidades educacionais específicas (deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado).
– O atendimento é feito em 65 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), 12 Centros de Atendimento Educacional Especializado e seis instituições conveniadas.
– Os alunos também são atendidos nas escolas estaduais e nos Centros de Educação Especial, dentro de suas especificidades, para que possam participar ativamente do ensino regular. No ato da matrícula, a família pode escolher a escola da sua conveniência e a Secretaria providencia os meios para que o estudante acesse e permaneça na referida unidade escolar.
– A Secretaria destaca, ainda, que professores da rede estadual irão passar por formação, ainda neste ano, com foco na Educação Inclusiva.