Após oito homicídios, PMBA lança Operação Hórus em Jequié

Ação visa combater homicídios, tráfico de drogas e outras práticas criminosas no município

A cidade de Jequié, no sudoeste baiano, iniciou a semana com reforço no policiamento após um final de semana marcado por oito mortes violentas. A Polícia Militar da Bahia (PMBA) lançou, nesta segunda-feira (6), a Operação Hórus, uma resposta imediata à onda de violência e com o objetivo de intensificar o combate a Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), tráfico de drogas, porte ilegal de armas e outros delitos.

Estratégia e reforço policial

O lançamento da operação contou com a presença de autoridades da segurança pública, incluindo o comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, o subsecretário da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Marcel Oliveira, e o comandante do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPR-SO), coronel Paulo Henrique. A ação também envolve representantes da Polícia Civil e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Com base na experiência da Operação Hórus em Salvador, que conseguiu reduzir os homicídios em 42% no primeiro mês de atuação, a estratégia em Jequié será implementada com o apoio de 60 policiais militares e 17 viaturas, além de avançados recursos tecnológicos. A operação conta com tropas especializadas, como o Batalhão de Polícia de Choque, BPatamo, Cipes Central, Cacaueira e Sudoeste, CIPT Sudoeste, o Esquadrão de Motociclistas Falcão, o 19º Batalhão e o Grupamento Aéreo (Graer).

A Operação Hórus foi concebida para atuar em regiões estratégicas da Bahia e tem mostrado eficácia desde sua implantação. A expectativa é que o reforço policial em Jequié promova a redução da criminalidade e ofereça mais segurança aos moradores. Além do combate direto às práticas ilícitas, a ação também busca aumentar a sensação de proteção da população e enfraquecer a atuação de organizações criminosas no município.

google news