Após o planejamento de construção de um túnel subterrâneo para pedestres entre o Campo da Pólvora e o Comércio, a prefeitura de Salvador avalia, por meio da Fundação Mário Leal (FML), instalar um teleférico panorâmico da Suburbana à estação de metrô de Campinas de Pirajá.
Ao Metro1, a FML informou que os estudos sobre a viabilidade econômica do projeto ainda estão sendo feitos e que a previsão para que estejam prontos é em setembro deste ano. Se tudo der certo, a construção das obras terão início em 2024, a pedido do prefeito Bruno Reis (União).
A ideia, segundo a fundação, é possibilitar aos moradores do Subúrbio e Pirajá um novo acesso até a estação de Campinas de Pirajá, já que o teleférico seria construído ao lado. A capacidade do modal será de 4 mil passageiros por hora, o que equivale a cerca de 23 mil por dia.
A responsável pelo projeto do teleférico, aprovado em edital do BNDES, será a empresa colombiana de engenharia IST Cables. Segundo a FML, a escolha se deve ao fato de que não há corporações brasileiras que trabalhem com o modal.
No Brasil, há, pelo menos, cinco teleféricos em atividade, um, inclusive, no Nordeste, no município de Bonito, em Pernambuco. Ainda em 2021, o prefeito já havia feito menção ao sistema de transporte por teleféricos, após visita à Cidade do México, onde analisou sistemas de transportes e modais. (metro1)