As invasões às sedes dos Três Poderes no 8 de janeiro completam um ano na próxima segunda-feira (8) e, além do risco à democracia, elas representaram um prejuízo de mais de R$ 21 milhões com reparos e destruições do acervo e prédios invadidos. Até o momento, um quarto das peças destruídas no dia ainda não foi restaurada.
Um levantamento realizado pelo jornal O Globo mostrou que 233 itens – entre obras de arte, peças e mobílias históricas e mobílias – foram depredados pelos vândalos, comprometendo mais de R$ 21,1 milhões dos cofres públicos. Esse montante foi usado para recompra, importação de material e até tratamento em outros estados. Após um ano, algumas em recuperação ainda não foram entregues e outras seguem desaparecidas.
Só no prédio do Supremo Tribunal Federal, foram R$ 12 milhões de prejuízo. Cerca de R$ 3,4 milhões foram usados para reconstruir o plenário da Corte. Ao todo, 135 peças com valor histórico foram depredadas e outros 951 itens de uso diário foram perdidos no prédio.
- Cristiano Ronaldo brilha, faz história e comanda goleada de Portugal na Copa do Mundo
- ROCK NO SÃO JOÃO! Palco Alterna SAJ reúne amantes do gênero e mostra a diversidade da festa em S. A. de Jesus
- Nego Di é condenado a mais de 14 anos de prisão por estelionato, lavagem de dinheiro e uso de documento falso
(Metro 1)





