O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou o segundo semestre com uma recuperação significativa em sua aprovação, segundo dados da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10). Após registrar seu índice mais baixo em maio, com 50% de aprovação, Lula viu sua popularidade subir para 54%.
A pesquisa também revelou uma queda na desaprovação do terceiro mandato de Lula, que caiu de 47% para 43%. A diferença entre aprovação e desaprovação, que chegou a ser de apenas 3% na pesquisa anterior, agora subiu para 11%. No auge de sua popularidade, em agosto do ano passado, essa diferença alcançou 25%.
Segundo a Genial/Quaest, a aprovação de Lula aumentou em todos os grupos analisados, inclusive entre os evangélicos, que passaram de 39% para 42%. A única exceção foi a região Sul, onde a aprovação caiu de 47% para 43%.
Além da aprovação pessoal de Lula, a pesquisa também mediu a avaliação do governo petista. 36% dos entrevistados avaliaram positivamente a gestão de Lula, enquanto 30% a avaliaram negativamente. Os que consideram o governo “regular” representam 30% do total.
A pesquisa foi realizada presencialmente com 2.000 pessoas, entre os dias 5 e 8 de julho, e abrangeu eleitores com 16 anos ou mais.