Uma ariranha fêmea foi encontrada dentro da piscina de uma casa, em um condomínio de luxo em Abrantes, na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador, nesta quarta-feira (27). O animal foi resgatado pela Defesa Civil do município e será levado para o zoológico da capital na quinta (28).
A ariranha foi achada pela empresária Joelma Moreira, dona da casa. Ela conta que ficou apreensiva ao achar o animal na piscina.
“Foi uma cena muito inusitada. Imagine acordar e ter uma ariranha na sua piscina? Eu entrei em contato com o condomínio, mas eles não souberam como lidar. Aí eu acionei a Defesa Civil. Por causa dos estragos da chuva de ontem [terça, 26], eles demoraram a chegar. Ela ficou umas três horas nadando na minha piscina”.
Enquanto a Defesa Civil não chegava, a preocupação da empresária foi que o cloro da piscina pudesse fazer mal para a ariranha.
“Como eu nunca tinha visto um animal desses, eu fiquei sem saber o que fazer. Não sabia se o cloro ia fazer mal para ela, mas ela estava lá nadando. Não sabemos de onde ela veio. Acredito que seja de alguma lagoa aqui próxima, que deve ter transbordado com a chuva”, disse Joelma.
Com a chegada da Defesa Civil, o resgate foi demorado e pelo menos cinco agentes participaram da remoção do animal.
O coordenador do órgão, Ivanaldo Soares, disse que ela foi levada para a sede da Defesa Civil. A ariranha tem cerca de 1,20 m e pesa aproximadamente 25 kg.
“Ela é uma fêmea saudável e será levada para o zoológico de Salvador amanhã [quinta], onde deve passar por exames para ver como ela está. Provavelmente, ela vai ser integrada lá com outros animais da mesma espécie”, explicou Ivanaldo. (G1)