Astronautas presos no espaço podem voltar à Terra somente em 2025

Butch Wilmore e Suni Williams estão na Estação Espacial Internacional desde junho devido a problemas na espaçonave Starliner, da Boeing. O retorno da dupla já foi adiado três vezes desde o início da missão, que tinha previsão de duração de oito dias

Foto: Miguel J. Rodriguez Carrillo / AFP

Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, dos Estados Unidos, permanecem presos no espaço e o retorno para a Terra ainda deve demorar mais alguns meses, de acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), em declaração feita por funcionários nesta quarta-feira (7). A previsão é que a dupla pode voltar para a casa somente em fevereiro de 2025.

A missão teve início em 5 de junho, com duração prevista de oito dias. Os astronautas foram enviados para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing. Devido a problemas com a espaçonave, a dupla não conseguiu voltar para casa no dia 12 junho, data de retorno prevista inicialmente.

Os engenheiros da ISS tentam corrigir os problemas que, segundo a Nasa, ocorreram nos propulsores, além de um vazamento de hélio. O retorno dos astronautas já foi adiado três vezes e há uma discussão para a SpaceX deixar dois assentos vazios em um próximo lançamento da cápsula Crew Dragon, que recebeu aprovação da Nasa para voos de astronautas em 2020. As informações são do portal g1.

Desde o início dos problemas, a Boeing realiza uma campanha de testes para entender a causa e propor soluções à Nasa, mas ainda há preocupações sobre a segurança da Starliner.

google news