O Departamento de Saúde de Nova Jérsei, nos Estados Unidos, emitiu um alerta de exposição ao sarampo na última terça-feira (20), após a confirmação de um caso da doença em uma pessoa que esteve presente no show da cantora Shakira, realizado no MetLife Stadium, em East Rutherford.
A apresentação fez parte da turnê mundial Las Mujeres Ya No Lloran e ocorreu nos dias 15 e 16 de maio. Segundo o comunicado, qualquer pessoa que esteve no local no dia 15 de maio, entre 19h30 e 1h (horário local), pode ter sido exposta ao vírus.
De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC), o sarampo se espalha com facilidade por meio de tosse ou espirro de pessoas infectadas, e o vírus pode permanecer suspenso no ar por até duas horas.
A recomendação é que os participantes do evento fiquem atentos ao surgimento de sintomas até o dia 6 de junho, prazo estimado para o período de incubação da doença. A pessoa infectada, segundo as autoridades, é residente de outro estado.
Em 2025, mais de mil casos de sarampo já foram registrados nos Estados Unidos, com a maioria dos pacientes não vacinados ou com histórico vacinal desconhecido — segundo o CDC, isso representa 96% das infecções.
Até o momento, não há confirmação de novos casos relacionados diretamente ao evento, mas o alerta foi emitido como medida preventiva diante do potencial de disseminação da doença em ambientes com grande aglomeração.