Aves e tartaruga marinha são achadas mortas em praias de Ilhéus

-
Tartaruga marinha achada na praia de Acuípe, em Ilhéus, no sul da Bahia — Foto: Hilton Almeida/Arquivo Pessoal

Duas aves marinhas e uma tartaruga foram achadas mortas em praias de Ilhéus, no sul da Bahia, no último final de semana. De acordo com o projeto (A)Mar, que atua na proteção e monitoramento de animais marinhos na região, as aves foram encontradas na noite de sábado (21), nas praias de Barramares e Luzimares.

Já a tartaruga foi encontrada no domingo (22), por um morador que passava pela praia de Acuípe. O homem fez o registro de fotos, e os veterinários do (A)Mar foram acionados. Segundo o projeto, a tartaruga da espécie Chelonia Mydas tinha 74 cm de casco e era uma fêmea sub-adulta. Ela foi achada com ferimentos de rede de arrasto de camarão.

Já as aves, chamadas de bobo, não tiveram as causas das mortes definidas.

Conforme dados do projeto (A)Mar, até este mês de dezembro, foram registradas as mortes de 162 tartarugas, oito botos cinzas, duas baleias cachalote-anão, oito baleias jubartes e 24 aves marinhas.

Ao todo, 204 animais marinhos encalhados mortos. Das 162 mortes por encalhe em rede, 80 ocorreram em Ilhéus. Três tartarugas encalhadas vivas e reabilitadas, além de duas aves marinhas, foram soltas no mar pelo projeto.

Uma das aves que foi achada morta em praia de Ilhéus, no sul da Bahia — Foto: Divulgação/Projeto A-Mar
Uma das aves que foi achada morta em praia de Ilhéus, no sul da Bahia — Foto: Divulgação/Projeto A-Mar

(G1/BA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui