Aves silvestres transportadas irregularmente são resgatadas em Feira de Santana

Crédito da Foto: Divulgação/PRF

Cerca de 15 pássaros silvestres que estavam sendo transportados irregularmente foram resgatados pela Policia Rodoviária Federal (PRF), nesta segunda-feira (5/8), na BR-116, trecho do município de Feira de Santana, a 110 quilômetros de Salvador. Os pássaros resgatados são da espécie conhecida popularmente por trinca-ferro, sabiá-coleira, curió e papa-capim.

De acordo com a PRF, ao abordarem um veículo modelo Meriva com placas do estado de São Paulo, os agentes avistaram os animais engaiolados em mochilas fechadas, em compartimento escuro e sem ventilação. 

Durante os procedimentos de fiscalização, também foram encontradas diversas anilhas com suspeita de falsificação e/ou adulteração, além de ferramentas como alicate e prensa, utilizados na fabricação dos pinos de marcação.

O responsável pelos animais, um homem de 37 anos, que não teve a identidade divulgada, não apresentou documentação válida emitida por órgãos ambientais. Questionado, informou que seguia da cidade de Guarujá, em São Paulo, com destino ao interior da Paraíba. Além do motorista, o veículo era ocupado por dois passageiros, de 47 e 40 anos de idade.

O trio foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil em Feira de Santana. As aves serão encaminhadas ao órgão ambiental, para serem cuidados e depois reintroduzidos à natureza.

(Aratu online)

google news