Bahia bate recorde de doações de córneas, mas fila de espera ainda é grande

Apesar do crescimento, 1.788 pessoas ainda aguardam pelo transplante no estado.

Foto: Arnaldo Alves / Fotos Públicas

Em janeiro de 2025, a Bahia alcançou um recorde de 91 doações de córneas, o maior número registrado desde outubro de 2019, quando foram realizadas 95 doações. Apesar do crescimento, 1.788 pessoas ainda aguardam pelo transplante no estado.

O aumento expressivo é resultado do trabalho do Banco de Olhos da Bahia, localizado no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), que vem intensificando campanhas de conscientização, como o Dezembro Luz, voltado para incentivar a doação e orientar sobre a prevenção de doenças que levam ao transplante.

Outros fatores que contribuíram para o avanço incluem o Curso de Formação de Captadores de Córneas, o X Encontro das Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) e o trabalho da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

A oftalmologista Leila Bulhões, coordenadora do Banco de Olhos, destaca que o gesto das famílias é essencial para esses avanços. “Mesmo em um momento de dor, elas conseguem pensar no próximo e permitir a doação, salvando vidas e devolvendo a visão a quem precisa”, afirma.

google news