Bahia distribuirá milho para alimentação animal como emergência devido a estiagem no Vale do Jiquiriçá e outras regiões

Ação vai beneficiar 25 mil famílias da agricultura familiar e atender mais de 1 milhão de animais em 89 cidades baianas

Foto: Fotos Públicas

Os municípios baianos com decreto de emergência por estiagem vão receber, até o dia 30 de maio, milho destinado à alimentação animal. A ação, coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), integra o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo do Estado e beneficiará 89 cidades que enfrentam os impactos da seca.

Serão distribuídas 250 mil sacas de milho para 25 mil famílias inscritas no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que criam caprinos, ovinos e vacas leiteiras. O investimento total é de R$ 32 milhões.

A operação contará com 12 pontos de distribuição, espalhados por diversos territórios da Bahia, como Vale do Jiquiriçá, Itaparica, Piemonte do Paraguaçu, Médio Rio de Contas, Sertão do São Francisco, Sisal, Bacia do Jacuípe, Semiárido Nordeste II, entre outros.

Segundo o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a iniciativa deve garantir a alimentação de um rebanho superior a 1 milhão de cabeças. “É uma estratégia conjunta do Governo do Estado com o Governo Federal, voltada a dar alívio aos criadores que enfrentam um período difícil por conta da escassez de chuvas”, afirmou.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou que outras ações estão sendo preparadas, como entrega de equipamentos, distribuição de cestas básicas e reforço no abastecimento de água. “Estaremos de mãos dadas com os prefeitos para garantir assistência aos municípios durante todo o período de estiagem”, disse.

google news