O mês de julho marca um período decisivo para o planejamento de Bahia e Vitória visando a temporada de 2027. Com a chegada dos últimos seis meses de contrato, dez jogadores da dupla Ba-Vi já estão aptos, conforme a regulamentação da Fifa, a assinar um pré-contrato com qualquer outro clube e deixar suas equipes ao término da atual temporada.
No Esporte Clube Bahia, quatro atletas estão nessa condição: Léo Vieira, Everton Ribeiro, Ademir e Willian José. Já no Esporte Clube Vitória, seis jogadores podem negociar livremente: Yuri Sena, Camutanga, Diego Tarzia, Marinho, Osvaldo e Fabri.
Apesar da possibilidade de assinar um pré-contrato, alguns casos possuem situações específicas que podem resultar na permanência dos atletas.
Bahia tem indefinições envolvendo atletas experientes
A situação mais delicada no Tricolor é a do goleiro Léo Vieira. Contratado em março para substituir Ronaldo, lesionado, o arqueiro sofreu uma ruptura total do tendão patelar do joelho direito no fim de maio e passou por cirurgia. Caso ainda esteja em recuperação quando o contrato terminar, o Bahia precisará renovar automaticamente seu vínculo para garantir a continuidade do tratamento.
Outro nome importante é o de Everton Ribeiro. Capitão da equipe e uma das principais lideranças do elenco, o meia de 37 anos entra novamente no segundo semestre com futuro indefinido. Mesmo alternando entre titularidade e banco de reservas em 2026, segue como líder de assistências do Bahia na temporada.
O atacante Ademir também terá seu futuro avaliado. Contratado na primeira janela do Grupo City, em 2023, perdeu espaço durante parte da temporada, mas encerrou o primeiro semestre em alta após participação decisiva na vitória sobre o Botafogo.
Fechando a lista está Willian José. De volta ao futebol brasileiro desde 2025, o centroavante permanece como principal artilheiro do Bahia em 2026, apesar das oscilações de desempenho.
Vitória reúne veteranos, jovens e atletas emprestados
No Rubro-Negro, a lista reúne diferentes perfis de jogadores. Revelado pelo clube, Yuri Sena segue sem conseguir se firmar como titular e teve oportunidades apenas durante o Campeonato Baiano, quando o Vitória utilizou uma equipe alternativa.
O zagueiro Camutanga vive situação semelhante à de Léo Vieira. Campeão da Série B, do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste pelo clube, ele sofreu uma grave lesão ligamentar no pé em abril. Caso não esteja recuperado até o fim do contrato, o Vitória também deverá renovar automaticamente seu vínculo.
Entre os casos mais encaminhados está o de Diego Tarzia. Embora o empréstimo termine em dezembro, o Vitória já possui acordo para exercer a compra definitiva do atacante junto ao Independiente, da Argentina, o que deve garantir sua permanência.
Marinho, Osvaldo e Fabri também têm futuro indefinido
Ídolo da torcida rubro-negra, Marinho também poderá negociar com outros clubes. Desde seu retorno ao Vitória, o atacante de 36 anos enfrentou problemas físicos e ainda busca maior sequência de partidas.
Aos 39 anos, Osvaldo renovou recentemente até dezembro de 2026 e deve definir nos próximos meses se encerrará a carreira. A expectativa da diretoria é de que o atacante permaneça no clube em uma função ligada ao departamento de futebol.
Já Fabri, contratado em 2025 após passagem pelo futebol espanhol, alternou entre titularidade e banco de reservas ao longo da temporada e ainda não tem futuro definido.
Com a possibilidade de assinatura de pré-contratos já aberta, Bahia e Vitória deverão intensificar as negociações nos próximos meses para definir quais atletas seguirão nos elencos em 2027.




