Depois de uma sequência de quatro jogos em Salvador, chegou a hora do Bahia voltar a pegar a estrada. Neste domingo, o Esquadrão vai até o Rio de Janeiro para encarar o Botafogo, às 18h30, no estádio Nilton Santos, o Engenhão, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Longe dos seus domínios, a meta do tricolor é somar os primeiros três pontos fora de casa nesta Série A. Na estreia, o time tinha o triunfo na mão, mas levou a virada e caiu diante do Internacional, no Beira-Rio. Mais do que isso, assim como foi contra o Grêmio, o duelo com o alvinegro é um confronto direto na parte de cima da tabela.
O Bahia inicia a rodada na 5ª colocação, com sete pontos, enquanto o Botafogo é o líder, com nove. Por isso, se vencer no Rio de Janeiro, o Esquadrão pode até terminar no topo da classificação. O técnico Rogério Ceni, no entanto, projeta uma partida difícil diante da equipe carioca.
“O Botafogo é o líder do campeonato, joga muito bem, vai ser um jogo bem complicado lá”, afirmou o treinador.
Por sinal, Rogério tem todo o elenco à disposição para montar a escalação inicial para o duelo. A tendência é que, mais uma vez, o técnico repita a base do time, com Everaldo ao lado de Thaciano no ataque.
A única dúvida está no setor defensivo. Victor Cuesta está à disposição após passar por cirurgia no nariz e pode voltar à equipe, mas a dupla formada por Gabriel Xavier e Kanu ganhou elogios após os triunfos sobre Grêmio, no Brasileirão, e Criciúma, na Copa do Brasil.
Caso volte aos 11 iniciais, Cuesta irá reencontrar seu antigo clube. O argentino defendeu o Botafogo por duas temporadas, em 2022 e 2023, antes de chegar ao tricolor.
“Todos os zagueiros têm condições de jogar. Quatro deles estão jogando mais. Cuesta teve essa cirurgia, mas não teve porque apressar a volta dele. Kanu e Gabriel foram bem. Então resolvi manter eles e dar mais tempo para Cuesta até o jogo de domingo. E pontuar que foi mais um jogo sem erros do Kanu”, disse Rogério.
Do outro lado, o Botafogo chega ao confronto com problemas para montar o time. O zagueiro Pablo, os laterais Marçal e Rafael, o meia Tchê Tchê e os atacantes Matheus Nascimento e Tiquinho Soares estão machucados.
O técnico português Artur Jorge tem feito uma espécie de rodízio para dar mais intensidade ao elenco. Um dos destaques da equipe, o atacante Júnior Santos, por exemplo, começou no banco no triunfo por 1×0 sobre o Vitória, na Copa do Brasil, e deve voltar ao grupo titular pelo Brasileirão.
RETROSPECTO
Além de mirar as primeiras posições da competição, o Bahia tentará quebrar uma sequência negativa contra o Botafogo. O tricolor vem de duas derrotas para o alvinegro, ambas no Campeonato Brasileiro do ano passado, quando caiu por 2×1, na Fonte Nova, e 3×0, no Nilton Santos, respectivamente.
A fase ruim vem logo depois do Esquadrão ter ostentando um período de invencibilidade no confronto. Entre 2019 e 2020, o clube venceu três vezes seguidas, duas em Salvador (2×0 e 1×0) e uma no Rio de Janeiro (2×1). A última vez que o Bahia levou a melhor em terras cariocas foi no Brasileiro de 2020. Gilberto e Élber marcaram os gols do time baiano, enquanto Pedro Raul descontou para o rival.
As derrotas do ano passado tiraram do tricolor a vantagem que o clube tinha no retrospecto geral. Agora, o alvinegro leva a melhor, com 25 vitórias em 70 jogos. O Bahia ganhou 24 partidas, enquanto outras 21 terminaram empatadas.
Veja escalação do Bahia:
BOTAFOGO
O Fogão está com tudo na temporada. Depois de bater o Vitória, pela Copa do Brasil, o alvinegro chegou a cinco triunfos seguidos em 2024. A atenção do Bahia deve estar presa em Júnior Santos, principal jogador da equipe no ano.
“O liga e desliga é mais de jogo para jogo do propriamente de competição para competição. Nós temos que rapidamente, e foi isso que eu disse também naquela breve conversa que tive com os atletas ainda no campo, de que era importante começarmos a preparar e a pensar no Bahia, que daqui a três dias está aqui para nos enfrentar”, disse o técnico Artur Jorge.
FICHA TÉCNICA
Botafogo x Bahia
Campeonato Brasileiro – 5ª rodada
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro
Data: 05/05/2024 (domingo)
Horário: 18h30
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Tiago Augusto Kappes Diel (ambos do RS)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Transmissão: Sportv e Premiere
Botafogo: John; Damian Suárez, Lucas Halter, Bastos e Hugo; Marlon Freitas, Danilo Barbosa, Savarino e Luiz Henrique; Eduardo e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge
Bahia: Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier, Cuesta e Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.