Bahia inicia distribuição de 119.500 novas doses de vacina contra Covid-19

Foto : Fernando Vivas/GOVBA

O novo lote de vacinas contra a Covid-19 que chegou à Bahia às 10h40 de hoje (24) começará a ser distribuído nesta tarde aos 417 municípios do estado. O lote, com 119.500 doses do imunizante desenvolvido pela universidade de Oxford, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca, saiu do aeroporto internacional de Salvador para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e de lá será distribuído ao estado todo.

Dessa vez, todas as vacinas que chegaram serão aplicadas como primeira dose para imunizar novas pessoas. Isto porque, a segunda dose da vacina de Oxford pode ser tomada em até 90 dias. “Por possuir resposta imunológica precoce ampla, garantindo que se possa esticar o prazo de aplicação da segunda dose para 90 a 120 dias à frente, isso permitirá que apliquemos todas as doses sem que seja preciso guardar 50%, como ocorreu com a CoronaVac”, detalhou o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

No Graer, foi montada uma estrutura para recebimento e armazenamento temporário de vacinas, que conta com refrigeradores e, também, com os cuidados de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). (Metro1)