Bahia registra 40 mil downloads do aplicativo e-Título

-
Foto: Divulgação

Até esta sexta-feira (21/8), a Bahia contabilizou 40 mil downloads do aplicativo e-Título. O e-Título é o documento digital oficial mais baixado do país. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Bahia está atrás apenas de São Paulo, que lidera o ranking, com 216.137 downloads, seguido por Minas Gerais (54.283) e Rio de Janeiro (51.128). Baixe o seu e-Título e acesse o seu título de eleitor Com as recomendações de isolamento social da Organização Mundial de Saúde (OMS), as facilidades proporcionadas pelo e-Título ganharam nova importância nesse momento de pandemia. O aplicativo é gratuito e disponibiliza uma série de serviços, como realizar cadastro como mesário voluntário, encontrar o local de votação, consultar débitos com a Justiça Eleitoral e emitir guias de pagamentos e certidão de quitação eleitoral. 

A versão atualizada do e-Título também traz melhorias de acessibilidade para pessoas cegas, informações sobre o acesso e as condições da seção eleitoral, além da possibilidade de consultar os locais para justificar a ausência à urna. Lançado em dezembro de 2017, o e-Título reúne todos os dados eleitorais do cidadão. O aplicativo pode ser baixado em qualquer plataforma (Android e iOS) e está disponível para download no Google Play e na Apple Store.

Para utilizá-lo, basta que o usuário informe o número do CPF ou do título eleitoral. Antes, só era possível acessar o aplicativo com o número do título, que é menos memorizado pela população. A meta da Justiça Eleitoral é transformar o e-Título numa central de prestação de serviços por dispositivos móveis. A expectativa é que, em um futuro bem próximo, a maior parte do atendimento realizado pelos cartórios eleitorais seja feito por dispositivo móvel, inclusive com a possibilidade de digitalizar e enviar documentos necessários para serviços como alistamento, transferência e revisão eleitoral. (TRE-Ba)