Bahia sedia encontro de líderes rurais e gestores de projetos apoiados pelo FIDA na América Latina

0
140
-(Foto: André Frutuôso/SDR)
Foto: André Frutuôso/SDR

Acesso a água, acesso a mercados e os resultados das ações desenvolvidas pelos projetos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agricola (Fida) dentro e fora do Brasil foram alguns dos temas abordados no primeiro dia do Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado, nesta terça-feira (17), em Juazeiro, no semiárido baiano. O evento reúne 80 pessoas de sete países da América Latina, além do Brasil.

Na Bahia, o Fida financia o Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O projeto é parte integrante de um conjunto de compromissos do Estado para seguir avançando na erradicação da pobreza, levando serviços e investimentos diretamente para a população.

- Anúncio -

A abertura do evento foi feita oficialmente pelo diretor país do Fida para o Brasil, Claus Reiner, e teve a participação do diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, do representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Hernán Chiriboga, e da coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo.

Wilson Dias destacou que o evento é uma oportunidade para troca de conhecimento. “A gente está finalizando o projeto e tem muito aprendizado. Tem muita coisa para ser debatida, para que o próximo projeto possa vir a acumular todos estes ganhos, de coisas que fizemos ou deixamos de fazer, assim como as nossas boas práticas e as nossas práticas que precisam ser melhoradas”, enfatizou.

O evento segue até quinta-feira (19). Durante os três dias de programação serão realizado painéis e debates sobre temas relacionados à agricultura familiar. O primeiro dia foi marcado por quatro painéis nas áreas de acesso a mercados, acesso a água e monitoramento & avaliação.

O encontro é uma realização do Fida, IICA, Programa Semear Internacional, Coprofam, Programa FIDA Mercosul Claeh, e Governo da Bahia, por meio do Projeto Pró-Semiárido, com a parceria da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam), Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), Embrapa Semiárido e de diversas autoridades locais e regionais. (Fonte: Ascom/SDR)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui