Bahia sofre revés em casa contra o Cuiabá e perde chance de encostar no líder do Brasileirão

O gol do Esquadrão foi marcado por Jean Lucas; Isidro Pitta marcou duas vezes para os visitantes

Dentro de casa, o Bahia foi superado pelo Cuiabá Crédito: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Em um jogo fora do padrão para os comandados de Rogério Ceni, os torcedores do Bahia que reservaram a tarde deste sábado (13) na Arena Fonte Nova para testemunhar um confronto entre duas equipes brigando pela liderança do Campeonato Brasileiro saíram descontentes com o desempenho do time diante do Cuiabá. A partida, válida pela 17ª rodada do Brasileirão, foi marcada por um início nervoso do clube tricolor. Enquanto Jean Lucas marcou para os donos da casa, o paraguaio Isidro Pitta anotou duas vezes para dar a vitória aos visitantes.

Com a derrota por 2×1, o Bahia termina o jogo com os mesmos 30 pontos, mantendo a quarta colocação na Série A. Agora, com três pontos de diferença para o líder Botafogo, o Esquadrão terá que se preparar para enfrentar o Corinthians na Arena Fonte Nova no próximo domingo (21), com o jogo marcado para às 16h.

O JOGO

Assim que o apito inicial soou, a Arena Fonte Nova vibrou com mais uma atuação do Bahia no Campeonato Brasileiro. Contudo, o início da partida fez o torcedor tricolor tremer. Antes mesmo de três minutos se passarem, duas falhas na saída de bola do Bahia fizeram Isidro Pitta assustar a arquibancada, aproveitando os erros de Cicinho e Kanu.

Aproveitando-se da desorganização inicial dos donos da casa, o Cuiabá avançou suas linhas e pressionou a defesa do Bahia. As investidas do adversário só diminuíram quando o Esquadrão começou a controlar mais a bola e tentar construir suas jogadas com mais calma. No entanto, essa melhora não foi suficiente para evitar a boa fase dos visitantes, que usaram sua velocidade para chegar ao gol de Marcos Felipe.

Aos 20 minutos, o Cuiabá ganhou um escanteio e Derik Lacerda colocou a bola na cabeça de Isidro Pitta. Completamente livre ao lado do goleiro tricolor, o centroavante paraguaio subiu sem marcação e cabeceou para o fundo das redes, abrindo o placar: 1×0.

Após o gol sofrido, a equipe de Rogério Ceni precisou acalmar os ânimos e aumentar a concentração para voltar a jogar no estilo que a colocou na briga pelo topo da tabela. A troca de passes, as aproximações e os dribles curtos começaram a aparecer novamente, mas não eram suficientes contra a defesa organizada do Mato Grosso. Nem mesmo a estreia do lateral-esquerdo Iago Borduchi empolgou os torcedores na Fonte Nova, com uma atuação discreta no primeiro tempo.

Ao retornar dos vestiários, a conversa de Rogério Ceni pareceu surtir efeito imediato. O Bahia voltou com mais intensidade e verticalidade, resultando na mudança no marcador. Aos três minutos do segundo tempo, Everton Ribeiro cruzou e Jean Lucas apareceu na área para desviar a bola e empatar o jogo: 1×1.

A empolgação durou apenas dois minutos, quando Denilson encontrou Isidro Pitta com um passe rasteiro, e o paraguaio finalizou de primeira, entre as pernas de Marcos Felipe. O segundo gol do Cuiabá não impediu o Tricolor de continuar atacando, mas o desempenho em campo estava aquém do que os torcedores do Bahia estão acostumados a ver.

O restante do segundo tempo foi marcado por sentimentos mistos. O Bahia recuperou a posse de bola e começou a circular melhor o jogo, especialmente após as substituições. As jogadas foram construídas com mais velocidade, mas sem uma finalização eficaz contra um Cuiabá bem postado defensivamente. Assim, o tempo passou e o adversário tomou controle do jogo, demonstrando tranquilidade para trocar passes até o final. Apesar da torcida empolgada e dos esforços do time, o apito final confirmou a primeira derrota do Esquadrão em casa nesta temporada da Série A.

FICHA TÉCNICA

Bahia 1 X 2 Cuiabá – Campeonato Brasileiro (17ª rodada)

Bahia: Marcos Felipe, Cicinho (Gilberto), Gabriel Xavier, Kanu e Iago Borduchi; Caio Alexandre, Jean Lucas (Rafael Ratão), Everton Ribeiro e Cauly; Ademir (Biel) (Luciano Juba) e Thaciano (Carlos de Pena). Técnico: Rogério Ceni.

Cuiabá: Walter, Raylan, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Lucas Mineiro, Fernando Sobral (Bruno Alves) e Denilson (Filipe Augusto); Jonathan Cafú (Eliel), Isidro Pitta (Deyverson) e Derik Lacerda (André Luís). Técnico: Petit.

Local: Arena Fonte Nova

Gols: Isidro Pitta, aos 21 do primeiro tempo; Jean Lucas, aos 3, e Isidro Pitta, aos 5 do segundo tempo

Cartão amarelo: Gabriel Xavier e Carlos De Pena (Bahia); Alan Empereur e Denilson (Cuiabá)

Arbitragem: Davi de Oliveira Lacerda (ES), auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Douglas Pagung (ES).

VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

google news