O Bahia começou o Campeonato Brasileiro de vento em popa. Após as primeiras oito rodadas da competição, o tricolor baiano está na vice-liderança, com 17 pontos, empatado com o líder, Flamengo.
Completam o G4 Athletico-PR e Botafogo, com um ponto a menos, e São Paulo e Palmeiras vêm em sequência, com 14, com apenas uma vitória separa o líder do sexto colocado, o equilíbrio é evidente.
No entanto, o Esquadrão é o time que mais tem chances de ser campeão, de acordo com os dados da Bola de Cristal do Brasileirão, fornecidos pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
E por que? O professor Gilcione Nonato Costa, do Departamento de Matemática da UFMG, explicou, em entrevista ao jornal O Globo: No início do campeonato, o modelo considera que todos os times são iguais. A camisa de cada time não é considerada, por uma questão de impessoalidade.
E somente os jogos de cada time no campeonato são levados em consideração. Com os jogos já realizados, mede-se os perfis de cada time, como mandante e visitante.
Esses perfis são projetados nos jogos futuros por meio de milhões de simulações”.
“No caso específico, o Bahia é um mandante melhor do que o Flamengo e o Flamengo é um visitante melhor do que o Bahia.
Então, no futebol é mais provável a vitória do mandante do que do visitante. Assim, com somente esses jogos realizados, é mais provável que o Bahia consiga mais pontos do que o Flamengo, pelo fator classificação como mandante”, adicionou.
Ainda de acordo com o especialista, um exemplo da “vantagem” tricolor é ter apenas um clássico, contra o Vitória, em disputa. “Manter um desempenho considerável como visitante não é muito provável. Há um fato interessante é que o Flamengo possui mais clássicos do que o Bahia.
Fonte: Bnews