De acordo com informações divulgadas hoje (2) pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o estado registra a segunda menor taxa de mortalidade por Covid-19 em todo o Brasil. Ainda segundo ele, isso aconteceu graças ao trabalho da administração estadual, que conseguiu fornecer leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) suficientes para suprir a demanda da pandemia, com a alta de casos que ocorreu a partir de outubro.
Uma tabela disponibilizada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), com dados do Ministério da Saúde, indica que a cada 100 mil habitantes, uma média de 68,2 pessoas vão a óbito pelo coronavírus na Bahia. Com uma população de 14.873.064 habitantes, o estado registrou, até ontem (1º), 10.136 falecimentos pela doença desde o início da pandemia. A Bahia está atrás apenas do Maranhão, que registra 66,5 mortes a cada 100 mil habitantes, o menor índice do país.
Em todo o Brasil, a taxa de mortalidade a cada 100 mil habitantes é de 107,1. O país, com uma população de 210.147.125 pessoas, registrou, até ontem (1º), 225.099 mortes.
Durante todo o mês de janeiro, a taxa de ocupação de leitos de UTI na Bahia ficou na casa dos 60. “Tem muito trabalho por trás”, afirmou o secretário, que mencionou o governador Rui Costa. (Metro1)
Estamos conseguindo absorver o impacto do aumento de casos que ocorreu a partir de outubro e oferecer leitos de UTI suficientes. O resultado é a segunda mais baixa taxa de mortalidade por Covid19 de todo o país. Tem muito trabalho por trás desse gráfico. ??@costa_rui pic.twitter.com/Ju0WeMdhp3
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) February 2, 2021