A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), conhecida como bancada do agro, enviou ao governo federal um ofício com 20 propostas para conter a alta no preço dos alimentos. O documento foi encaminhado aos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa.
As sugestões incluem nove medidas de curto prazo, como a revisão da tributação sobre fertilizantes e defensivos agrícolas e a redução temporária do PIS/Cofins sobre insumos essenciais, como trigo e óleo vegetal.
Além disso, a bancada propõe ajustes no frete da Marinha Mercante e desburocratização alfandegária para facilitar a importação de produtos agropecuários.
Já as 11 medidas de médio e longo prazo incluem ações para reduzir o desperdício de alimentos, facilitar o crédito rural, ampliar a subvenção ao seguro agrícola, investir na infraestrutura logística e incentivar a produção nacional de fertilizantes.
O objetivo da bancada é diminuir os custos de produção e transporte, garantindo preços mais acessíveis para o consumidor final.