Banco Central reduz taxa básica de juros para 4,25%

Sede do Banco Central, em Brasilia Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, reduzir a taxa básica de juros — a Selic — de 4,5% para 4,25% ao ano. O corte de 0,25 ponto percentual veio em linha com a expectativa do mercado. O comunicado do Copom também sinaliza o fim do atual ciclo de cortes nos juros.

Com a decisão, a Selic chegou ao menor percentual desde 1999, quando começou o regime de metas para a inflação. O atual ciclo de redução dos juros começou em julho do ano passado.

De acordo com uma pesquisa semanal Focus, do Banco Central, a previsão dos economistas é que a Selic permanecerá em 4,25% até o fim do ano, voltando a subir em janeiro de 2021 (possivelmente para 4,5%).

O comunicado do Copom afirma que o atual estágio do ciclo econômico recomenda cautela na condução da política monetária.

“Considerando os efeitos defasados do ciclo de afrouxamento iniciado em julho de 2019, o Comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária. O Comitê enfatiza que seus próximos passos continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação, com peso crescente para o ano-calendário de 2021”, diz o texto.

O comunicado do Banco Central também avalia que há aumento de incerteza no cenário externo. E considera que os dados da atividade econômica divulgados desde o último Copom, em dezembro, “indicam a continuidade do processo de recuperação gradual da economia brasileira”. (O Globo)

google news