O Banco do Brasil disponibilizou renegociação de dívidas durante a pandemia via WhatsApp Business, versão para contas comerciais. A ferramenta começou a ser utilizada no início do mês de agosto e, até agora, mais de 800 acordos foram fechados por meio do sistema de inteligência artificial. Os atendimentos rápidos para negociação de débitos já somam cerca de R$ 7 milhões.
Segundo a instituição financeira, a expectativa é de que os acordos cheguem a R$ 100 milhões renegociados até o final de 2020. A plataforma tem como público-alvo empresas de médio e grande porte, promovendo contato direto entre o BB e a instituição. Dessa forma, os atendidos têm a possibilidade de fazer acordos de até R$ 1 milhão por transação.
Outras transações disponíveis na funcionalidade são:
- Rastreamento de cartão;
- Envio do código de barra da fatura;
- Envio da fatura do cartão (PDF);
- Liberação de cartão;
- Consulta de limite disponível;
- Alteração da forma de envio da fatura;
- Consulta de data de vencimento de fatura;
- Pagamento em conta corrente com recomposição on-line do limite;
- Consulta do melhor dia de compra;
- Acompanhamento de contestação de compra.
Além disso, os clientes podem falar com atendentes em qualquer dia, incluindo finais de semana e feriados, no horário de 8h às 20h.
Para ser atendido pelo Banco do Brasil via WhatsApp, é preciso:
- Salvar o número do BB (61) 4004-0001 na sua agenda de contatos do celular;
- Iniciar uma conversa com a hashtag “#renegocie”;
- Escolher uma das opções enviadas pelo sistema do banco;
- Pagar o boleto enviado via WhatsApp.
Ao fazer o contato, será enviado um SMS de autenticação. Porém, a mensagem só funcionará se o seu número de telefone estiver autorizado. Caso contrário, é necessário ir a um caixa eletrônico do BB e:
- Entrar em “Segurança e senhas”;
- Selecionar “Autorização/Bloqueio de celular”;
- Escolher a opção “Para uso do Aplicativo BB”.
As outras funcionalidades do Banco do Brasil via WhatsApp Business podem ser acessadas da mesma maneira, fazendo contato por meio de palavra-chave:
Os atendimentos do Banco do Brasil pelo WhatsApp Business começaram em 2017, mas na época era utilizado apenas para consultas de saldos e extratos. Em 2018 foram autorizadas transações pela plataforma e, de acordo com o BB, a instituição já bateu o recorde do aplicativo. Isso porque os atendimentos online aumentaram com a redução de horário de funcionamento das agências durante a pandemia de coronavírus. (Concurso Brasil)