A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos e as instituições financeiras de todo país realizarão uma ação nacional de renegociação de dívidas, apartir desta sexta-feira (15) até o dia 15 de abril. O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira é uma parceria entre o Banco Central, Procons e a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), cujo objetivo é oferecer melhores condições de negociação para clientes inadimplentes.
Segundo a entidade, dívidas contraídas com as instituições financeiras podem ser negociadas, desde que não estejam penhoradas ou com bens em garantia, como motos, automóveis e imóveis. Não há limite de valor das contas em atraso ou delimitação de faixas de renda. No entanto, a Febraban alega que o mutirão não é indicado para resguardados pela Lei do Superendividamento, uma proteção legal a pessoa física que possue dívidas excessivas, que pode recorrer um acordo na Justiça.
Em janeiro deste ano, o número de famílias com dívidas, em atraso ou não, chegou em 78,1% de acordo com dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). O número ficou acima dos 77,6% de dezembro e dos 78% de janeiro do ano passado, mas a parcela de inadimplentes recuou a 28,3%, o menor valor desde março de 2022.