Em uma caixa rosa com letras em braile, a primeira Barbie com deficiência visual chega ao mercado, com uma bengala vermelha e um óculos para olhos sensíveis.
A boneca foi projeta pela Mattel em parceria com a Fundação Americana para Cegos para garantir que o brinquedo represente com precisão pessoas cegas e baixa visão.
Os detalhe incluem as roupas com tecidos táteis, assessórios e a caixa da embalagem, escrita em braile.
A influenciadora Lucy Edwards, que é ativista de pessoas com deficiência visual, é embaixadora da boneca. “Ela é maravilhosa e glamurosa”. Por conta da representatividade, a comunicadora afirmou que a boneca é muito especial para ela.
“Eu sei que quando estou escolhendo roupas como uma mulher cega, eu simplesmente adoro me sentir bem em diferentes texturas, assim como a Barbie cega,” disse Lucy.
“Quando adolescente, eu me sentia isolada por perder a visão e não ver modelos como eu. Eu tinha vergonha da minha bengala — mas saber que a Barbie tinha uma bengala teria me feito sentir tão diferente em relação à minha e me ajudado a me sentir menos sozinha na minha jornada para aceitar e abraçar minha cegueira”, comentou Lucy em um vídeo fazendo um “unboxing” da boneca”, disse Lucy Edwards.
Lançada na última terça-feira (23/4), a Barbie já está disponível em lojas físicas e digitais da Mattel nos Estados Unidos.
“Reconhecemos que a Barbie é muito mais do que apenas uma boneca; ela representa autoexpressão e pode criar um senso de pertencimento”, comenta a Krista Berger, vice-presidente sênior da Barbie e chefe global de bonecas.
Fonte: Metrópoles