Após quatro meses no comando do Botafogo, o técnico Renato Paiva foi demitido na noite do último domingo (29), um dia após a derrota para o Palmeiras na semifinal do Mundial de Clubes. A passagem do treinador português chegou ao fim com 23 partidas, somando 12 vitórias, três empates e oito derrotas.
A atuação diante do Palmeiras foi classificada como “inadmissível” nos bastidores do clube, e pesou na decisão. Apesar da vitória histórica sobre o Paris Saint-Germain na fase anterior, a diretoria avaliou que o desempenho recente não correspondia ao estilo de jogo prometido no momento da contratação, em fevereiro.
Logo após a eliminação, o empresário John Textor, dono da SAF alvinegra, foi ao hotel da delegação, elogiou a campanha, mas deixou claro seu descontentamento com a postura do time em campo. A falta de ofensividade da equipe foi apontada como um ponto crítico.
A demissão surpreendeu não só Paiva e sua comissão técnica, como também os jogadores, que estavam de folga após a partida. A delegação retorna ao Brasil na manhã desta terça-feira (1º), em voo fretado.
Novo técnico a caminho
John Textor já iniciou a busca por um novo treinador que atenda ao perfil desejado: ofensivo, competitivo e alinhado ao projeto do clube. Com sua saída da gestão do Lyon, na França, o empresário norte-americano promete uma presença mais constante no dia a dia do Botafogo.
Apesar da troca no comando, o time segue com chances reais nas competições do segundo semestre. O Botafogo ocupa atualmente a sexta colocação no Campeonato Brasileiro, a seis pontos do líder Flamengo, e está classificado para as oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil.


