BC deve cortar Selic para 4,25% nesta quarta e encerrar ciclo de quedas

Foto: Agência Brasil

O Banco Central deve  reduzir nesta quarta-feira, 5, a taxa Selic em mais 0,25 ponto porcentual. Com isso, os juros básicos vão renovar seu piso histórico  mais uma vez, caindo para 4,25% ao ano. A maior parte do mercado conta com a sinalização do BC para o fim do ciclo de cortes da Selic, que deverá se manter estável ao longo de todo o ano de 2020.

Segundos os economistas, o consenso entre seus colegas é de que os juros não devem subir ao longo deste ano, já que a inflação oficial medida pelo IPCA, por enquanto, segue “comportada”, abaixo do centro da meta de 4% ao ano estipulada pelo Banco Cental. O índice de preços deve fechar o ano na casa dos 3,5% ao ano, abaixo da meta da inflação estipulada pelo Banco Central, de 4% ao ano, segundo o Estado de São Paulo. 

A disparada no preço das carnes no fim de 2019 impulsionou a inflação oficial no País. O IPCA fechou o ano em 4,31%, um pouco acima da meta de 4,25% perseguida pelo Banco Central. A inflação de dezembro subiu 1,15%, maior alta para o mês desde 2002. 

Com a crise desencadeada pelo novo coronavírus, que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar emergência de saúde pública global, eles afirmam que, por enquanto, os impactos estão mais restrito à China, onde a epidemia teve início. Questões como guerra comercial, eleições presidenciais nos Estados Unidos e o Brexit seguem monitoradas. (BN)

google news