A judoca Beatriz Souza, única brasileira a conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi indicada ao prêmio de melhor judoca mulher do ano pela Federação Internacional de Judô (IJF). A votação, aberta ao público, está disponível no site oficial da IJF e segue até o dia 10 de janeiro de 2025.
A paulista de Itariri, de 26 anos, foi reconhecida pela entidade como uma atleta de “técnica poderosa e resiliência”, destacando-a como uma das principais estrelas do esporte.
Beatriz disputa o prêmio com outras seis campeãs olímpicas: Natsumi Tsunoda (Japão), Diyora Keldiyorova (Uzbequistão), Christa Deguchi (Canadá), Andreja Leski (Eslovênia), Barbara Matic (Croácia) e Alice Bellandi (Itália). Os vencedores serão anunciados em 2 de fevereiro, durante o Grand Slam de Paris, evento que marca o início da temporada de 2025 no judô.
Além do ouro na categoria acima de 78 kg, Bia conquistou bronze na disputa por equipes mistas em Paris. Sua temporada de 2024 foi histórica: ela venceu o Grand Prix da Áustria, o Campeonato Pan-Americano no Rio de Janeiro e encerrou o ano como vice-líder do ranking mundial.
Beatriz também brilhou no cenário esportivo nacional, sendo eleita a melhor judoca do ano no Prêmio Brasil Olímpico e indicada em outras categorias, como Atleta Mulher do Ano e Prêmio Inspire. A entrega dos troféus do Prêmio Brasil Olímpico ocorre nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo canal do Time Brasil no YouTube.
A trajetória de Bia Souza em 2024 solidifica sua posição como uma das grandes atletas do judô brasileiro e mundial.