O Bispo Diocesano de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto, presidiu nesta Sexta-feira Santa (10), a celebração da Paixão do Senhor, na Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso. Sem a presença de fiéis, atendendo as recomendações das autoridades de saúde, a liturgia que marca a crucificação e morte de Jesus teve início às 15h e contou com a presença do Cura da Catedral, Pe. Josevaldo Carvalho, dos diáconos Hélio Barbosa, Sdney Santiago e Washington Murilo, do seminarista Henrique, de acólitos e membros da Pastoral da Comunicação.
A cerimônia foi acompanhada pelos fiéis de suas casas, através das transmissões ao vivo pelas redes sociais e da rádio Excelsior no recôncavo.
Na celebração da Palavra, as leituras e o evangelho narraram a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Durante a reflexão, Dom Antonio Tourinho explicou que neste dia as igrejas não são ornamentadas e não são celebradas missas ou outros sacramentos. “A Igreja e o mundo estão em silêncio e com Maria, a mãe de Jesus, compartilha os mesmos sentimentos de dor e de confiança em Deus”.
Segundo Dom Tourinho, se a Sexta-feira Santa é um dia de tristeza e reflexão é ao mesmo tempo um dia muito propício para despertar a nossa fé, para reforçar a esperança e a coragem de carregar cada qual a sua cruz com confiança em Deus na certeza do seu apoio e sua vitória, pois “o amor manifestado na cruz venceu todas as coisas, o amor vence tudo!”
A Celebração foi encerrada com a solene adoração do Cristo na Santa Cruz e o Rito da Comunhão. Por conta da pandemia por coronavírus, a tradicional procissão com a imagem do Senhor Morto não foi realizada.
PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA:
11/04 – Sábado Santo: 19h Missa da Vigília Pascal
12/04 – Domingo de Páscoa: 7h30 Santa Missa
Informações: Forte na Notícia