Informações de que uma barragem do município de Irajuba havia se rompido nesta segunda-feira (27), levou pânico aos moradores de Mutuípe, no Vale do Jiquiriça. Felizmente a notícia era falsa e a prefeitura colocou um carro de som para alertar a população.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram pessoas correndo pelas ruas da cidade.
“A barragem do município de Irajuba-BA não se rompeu, estas informações são falsas, vamos ter cautela ao divulgar as informações. Fake news é crime!”, diz o comunicado.
A região do Vale do Jiquiriça vem sofrendo com as fortes chuvas desde a última semana.
Mortos e desabrigados
A Bahia contabiliza, até esta segunda-feira (27), 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). O total de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência.
Foram registrados ainda 358 feridos e 20 mortos. Os dois óbitos mais recentes ocorreram em Itabuna: uma mulher de 33 anos, vítima de desabamento, e um homem, de 21 anos, levado pela correnteza. O total de pessoas afetadas é superior a 470 mil (471.009).
As mortes foram registradas em: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (1), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2). (BNews)