A bolsa de valores e o câmbio registravam altas leves – de 0,15% e 0,4%, respectivamente – um dia após os ataques de vandalismo no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal. A bolsa brasileira B3 abriu com valorização de 0,76%, subiu para alta de 0,89%, mas depois caiu em um cenário de volatilidade, fechando com alta de 0,15%.
Principais papeis do Ibovespa, que foi a 109.130 pontos na sessão, a Vale teve valorização de 0,11%, enquanto a Petrobras avançou 0,67%. A maior alta aconteceu na ação da Americanas (6,44%), enquanto a Hapvida liderou as perdas, com queda significativa de 11,02%.
Na avaliação da revista Exame, o mercado avaliou de forma diferenciada a ocupação temporária das sedes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário federais. Um lado teme novos conflitos, enquanto outro grupo viu como ponto positivo a ação unida dos presidentes da República, Lula; da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL); do Senado, Rodrigo Pachece (PSD-MG), e do STF, ministra Rosa Weber. Há também quem avalie que estes tumultos terão pouca relevância para a economia. (bahia.ba)