O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai passar a receber neste sábado (17) uma dieta cremosa e seu quadro clínico continua evoluindo satisfatoriamente, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo.
“O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, continua evoluindo satisfatoriamente, apresentando melhora clínica e laboratorial. Durante o dia de hoje, será oferecida dieta cremosa não fermentativa. Se continuar havendo boa aceitação, a equipe médica assistente decidirá pela alta nos próximos dias.”
A dieta cremosa oferecida ao presidente vai ser não fermentativa para não provocar gases. Ainda não há data definida para alta, mas deve ocorrer nos próximos dias.
Nesta manhã, Bolsonaro postou em suas redes sociais uma foto em que estava se alimentando. Bolsonaro está internado no hospital desde a noite de quarta-feira (14) após ser transferido de Brasília e diagnosticado com obstrução intestinal.
O presidente tinha sido internado no Hospital das Forças Armadas na madrugada de quarta com dores abdominais e um quadro de soluço persistente. O cirurgião Antônio Macedo, médico que o acompanha desde a facada de 2018, foi até Brasília e decidiu trazer Bolsonaro para a cidade de São Paulo para investigar os motivos do soluço persistente.
A possibilidade de uma cirurgia de emergência chegou a ser cogitada, mas foi descartada após o presidente responder bem aos medicamentos que recebeu.
Nesta sexta (16), a equipe médica introduziu a dieta líquida no presidente depois de novos exames mostrarem a evolução do seu quadro de saúde. Ele chegou a usar uma sonda nasogástrica para se alimentar nos primeiros dias de internação.