Durante evento da igreja evangélica de Orlando, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (23), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a debochar dos ministros do governo Lula (PT). Em meio às críticas, o ex-mandatário citou uma declaração da ministra dos Esportes, Ana Moser, sobre esportes eletrônicos (eSports).
“Se vocês compararem os meus ministros, os que me antecederam, e os que estão no momento aí, a diferença é enorme. Tem alguns lá que pelo amor de Deus. Extrapolam. Eu vi a ministra do Esportes falando esses dias sobre eSports. É aluna da Dilma (risos). Entre outros ali. Não tem como dar certo. Com todo o respeito, é como botar algum de nós homens aqui pra dirigir um carro de Fórmula 1. Não vai dar certo”, afirmou Bolsonaro no evento.
A declaração da ministra citada por Bolsonaro aconteceu ainda em janeiro. Questionada sobre investimentos nos eSports, Moser respondeu que não pretende investir na modalidade, uma vez que a categoria não é esporte, mas sim entretenimento.
“A meu ver o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. O atleta de eSports treina, assim como a Ivete Sangalo também treina pra dar show, mas ela não é atleta da música, ela é ‘simplesmente’ uma artista, que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, diferente do esporte”, disse a ministra na ocasião. (ba)